redes sociais

DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS COM SEGURANÇA

Caro seguidor,

Hoje vamos falar de algumas considerações que devemos fazer para usar as redes sociais em segurança. Apesar de ser fácil ver vantagens na sua utilização, não devemos ser ingénuos e acreditar que não existem pessoas com más intenções por detrás dos computadores. Seja para vender os nossos dados, utilizar para algum fim não autorizado como publicidade, ou qualquer outra intenção menos digna.

Não revele a sua Localização

Se não sabe com quem está a falar, não diga onde se encontra. Desligue as opções que enviam a sua localização juntamente com a suas publicações. Não partilhe a sua morada exacta também, uma coisa é dizer que é de Aveiro outra é dizer que mora mesmo ao lado do restaurante XPTO.

Cuidado com o que é público

Existem algumas coisas que não nos importamos de partilhar com o mundo todo mas há outras que devemos guardar para apenas os nossos amigos mais próximos. Será assim tão importante partilhar fotografias em que se consiga ver todo o material electrónico que fazem valer a pena um assalto?

Não revele informações pessoais

Actualmente é fácil contrair créditos e contratos apenas facultando alguns dados pessoais. Evite dar informações pessoais como números do cartão de cidadão, numero de identificação fiscal, nome completo, etc..

Separe a sua vida profissional e pessoal

O contexto em que se publicam determinadas coisas podem influenciar outras partes da nossa vida. É fácil partilharmos opiniões, fotografias, vídeos sem pensar duas vezes no que estamos a fazer. Verifique com quem as partilha, pois não se esqueça que a sua presença nas redes sociais pode influenciar a sua vida profissional.

Passwords Complexas

Utilize passwords complexas, com números e símbolos preferencialmente. Não utilize informações pessoais que facilmente podem ser descobertas em conversas casuais como o nome de solteira da vossa mãe, o nome do vosso primeiro animal de estimação, o nome da vossa professora primária.

Não aceite pedidos de amizade de estranhos

Se não conhecem a pessoa que vos está a adicionar, então a probabilidade de serem burlões ou esquemas de spam é elevada. Pode não ser nada perigoso mas enviar mensagens de publicidade sem serem pedidas através de perfis pessoais falsos é uma prática abusiva que deve ser denunciada.

Há imensos cuidados que devemos seguir para não ter problemas e podermos utilizar as redes sociais com segurança. Aqui deixamos algumas dicas que valem sempre a pena relembrar. Todos sabemos que a sua utilização pode ser vantajosa, o que precisamos é de encontrar a melhor forma de a utilizar para poder obter os melhores frutos.

R.R.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *